apsicologa.net.br
Ansiedade
 

O que é a Ansiedade?

 

A ansiedade é uma combinação complexa de sentimentos de medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, preocupação,  estranheza do ambiente ou de si mesmo, geralmente acompanhada de sensações físicas como palpitações, dor no peito e/ou falta de ar.

 

Um caso crônico recorrente de ansiedade, que afeta seriamente a vida de uma pessoa, pode ser diagnosticado como Desordem de Ansiedade. As mais comuns são: Desordem Generalizada de Ansiedade, Síndrome do Pânico, Desordem de Ansiedade Social, Fobias, Transtorno Obsessivo Compulsivo e Desordem de Estresse Pós-Traumático

ansiedade
Apesar da ansiedade estar presente em todos os seres humanos, a sua intensidade varia de uma pessoa para a outra.  O medo é antes de tudo, um utensílio de urgência, de alerta que permite ao homem fugir das situações perigosas.


A ansiedade se torna uma doença assim que o seu grau estiver muito elevado em relação a uma situação e a pessoa ansiosa não controla mais a sua angústia.

 

Roer unhas ou puxar os próprios cabelos podem ser indícios de que a pessoa sofre de ansiedade patológica, que é quando o indivíduo não encontra formas saudáveis de lidar com a ansiedade.


Um quadro de ansiedade pode se construir devido um fato na vida pessoal, como a separação de um casal ou a morte de uma pessoa querida, por exemplo. Se a pessoa não consegue elaborar essas situações de forma satisfatória e está tendo problemas por conta disso, a indicação é procurar um profissional que lhe ajude a lidar com esses fatos.


O estilo de vida de quem sofre de ansiedade é muito desagradável, motivo pelo qual a ansiedade patológica pode mobilizar o comprometimento social da pessoa. Por isso, quando a pessoa não consegue lidar de forma saudável com os estados de ansiedade, é fundamental a procura de um psicólogo.

 

A ansiedade pode ser o sinal de uma patologia de origem nervosa (depressão). Ela também pode ser o sintoma de doenças orgânicas como as cardiovasculares ou respiratórias.

Existem inúmeros tipos demedicamentos que tratam a ansiedade. Para distúrbios leves, os remédios naturais (homeopatia, fitoterapia) podem ser suficientes. Nos casos mais sérios, deverão ser utilizados tranqüilizantes e até antidepressivos.
 

 

Psicóloga Clínica Nathalie Beck | CRP: 06/105672

 
Telefones: (11) 2283-1888 / (11) 98873-3510 - E-Mail: nbeckpsicologa@gmail.com

Avenida Nova Cantareira, 3500 - Tucuruvi - São Paulo / SP

 
w/beck ppo