apsicologa.net.br
Áreas de Atuação
 

O Psicólogo em diferentes setores

 

 

O profissional de psicologia é, como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana.


A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "Ciência da Alma", sua definição mais antiga.

 

Dia do Psicólogo: 27 de Agosto.

sombilo

Símbolo da Psicologia

 

Hoje a definição da psicologia é outra, cabe ao psicólogo "estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção".


O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo e onde está inserido.


Existem diferentes áreas de atuação para o Psicólogo:

 


Psicologia Clínica

 

Sem dúvidas é a mais famosa área de atuação da Psicologia, tanto que muitas pessoas ainda se admiram ao descobrirem que existem outras possibilidades de prática psicológica.


A Psicologia Clínica estuda maneiras de lidar com os problemas humanos. Os métodos podem incentivar o aparecimento ou aperfeiçoamento das capacidades e habilidades sociais de relacionamentos e ajustamentos intra e interpessoal, de aprendizagem e leitura do mundo e da realidade das pessoas.


A Psicologia Clinica também é adequada ao tratamento de problemas mais complicados como as psicopatologias (doenças mentais) e doenças psicossomáticas.

 

 

 

 

 

 

 


Psicologia Escolar

 

O Psicólogo Escolar age como um facilitador do processo ensino-aprendizagem, atuando junto a direção e coordenação da escola, professores, funcionários, estudantes e pais.

 

Apesar de muitos ainda confudirem, a Psicologia Escolar não é Psicologia Clínica ou Psicopedagogia dentro da Escola.

 

A atuação do Psicólogo escolar visa trabalhar a instituição como um todo sempre dentro de uma perpectiva crítica.


Psicologia do Esporte

 

A Psicologia do Esporte estuda os fatores emocionais que afetam a performance dos atletas e os efeitos do esporte para o bem-estar psicológico dos indivíduos.

 

Ansiedade, concentração, motivação, desenvolvimento interpessoal e intrapessoal são algumas das questões trabalhadas pelo psicólogo esportivo.


Psicologia Organizacional & RH

 

O psicólogo organizacional esta preocupado em estudar e atuar como facilitador das relações entre pessoas e organizações contribuindo para o desenvolvimento de ambas.

 

Para tanto, intervém nos processos de trabalho, na cultura organizacional, nos intercambios comunicativos e muitos outros elementos da realidade institucional.

 

Além de elaborar estratégias novas para a melhoria no desenvolvimento da dinâmica de trabalho, dos profissionais na instituiçao e a colaboração para um crescimento qualitativo e quatitativo.


Psicologia da Saúde & Hospitalar

 

Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar são dois campos distintos, mas bastante entrelaçados.

 

Enquanto a Psicologia da Saúde busca uma visão mais macro da Saúde (com questões relacionadas à saúde pública, epidemiologia e política), a Psicologia Hospitalar enfatiza a atuação do psicólogo dentro do Hospital sendo também um intermediário entre paciente e médico, família e médico, paciente e família.


Psicologia da Social

 

 

A Psicologia Social procura compreender os "comos" e os "porquês" dos comportamentos sociais. A interação social, a interdependência entre os indivíduos e o encontro social. Seu campo de ação é o comportamento analisado em todos os contextos do processo de influência social.

Estuda as relações interpessoais, investiga os fatores psicológicos da vida social, analisa os fatores sociais da Psicologia Humana.

- interacção pessoa/pessoa
- interacção pessoa/grupo (os grupos sociais)
- interacção grupo/grupo (enfoques nacionais, regionais e locais)


Psicologia Jurídica

 

Quando se fala de Psicologia Jurídica a primeira imagem que vem em nossas mentes é a do “doutor” que tenta entender uma mente criminosa ou que atue apenas junto aos presos, porém a Psicologia Jurídica vai além disso. Ela é a área da psicologia que está em correlação com o Direito, tanto nas questões teóricas como práticas.


No Brasil, o termo Psicologia Jurídica é o mais usado. Entretanto há profissionais que preferem a denominação de Psicologia Forense.

 

Os setores da Psicologia Jurídica são diversos. Há os mais tradicionais como a atuação em Fóruns e Prisões, e há também atuações inovadoras como a Mediação e a Autópsia Psíquica, uma avaliação retrospectiva mediante informações de terceiros.

 

Formulação de laudos baseado em diagnóstico e testes psicológicos para ajudar a instituição judiciária a tomar uma decisão e formas de intervenção, visando o bem estar do indivíduo, focando a preservação da cidadania.

 

- Psicólogo Perito
O Psicólogo Perito atua através de laudos e pareceres que servem de instrumentos
indispensáveis para que o Juiz possa ou não aplicar Justiça.


- Psicólogo Forense
O Psicólogo Forense atua através da aplicação de procedimentos para avaliar a personalidade e o grau de periculosidade de adultos ou adolescentes nos processos criminais, nas Varas Especiais da Infância e da Juventude.


- Psicólogo Jurídico

O Psicólogo Jurídico atua como perito dentro dos processos civis ou fora como assistente técnico da instituição judiciária, observando o mecanismo familiar das pessoas no processo de litígio nas Varas da Família e nas Varas da Infância.

 

 
 

 

Psicóloga Clínica Nathalie Beck | CRP: 06/105672

 
Telefones: (11) 2283-1888 / (11) 98873-3510 - E-Mail: nbeckpsicologa@gmail.com

Avenida Nova Cantareira, 3500 - Tucuruvi - São Paulo / SP

 
w/beck ppo