apsicologa.net.br
Bullying
 

Entenda o Bullying

 

O Bullying - (do inglês Bully: tiranete ou valentão) - é um termo utilizado para descrever assédios ou atos de violência escolar física, verbal e/ou psicológica, que de forma repetida e intencional, indivíduos ou grupos fazem contra seus colegas ou tipos de grupos. Também existem as vítimas/agressoras que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de violência escolar pela turma.


Mesmo sem uma denominação em português é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. bullying


Em alguns casos extremos, o Bullying chega a afetar o estado emocional do individuo de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

 


È uma prática antiga e muito freqüente que ganhou a atenção no noticiário recentemente pelos últimos casos publicados nos grandes meios de comunicação.

 

Todos nós somos de alguma forma responsáveis por isso: escola, professores, pais, alunos, amigos, parentes, governo, a sociedade de forma geral. Devemos estar atentos, auxiliar e combater esta prática que prejudica muito a vida dos que passam por isso.

 

 

Psicóloga Clínica Nathalie Beck | CRP: 06/105672

 
Telefones: (11) 2283-1888 / (11) 98873-3510 - E-Mail: nbeckpsicologa@gmail.com

Avenida Nova Cantareira, 3500 - Tucuruvi - São Paulo / SP

 
w/beck ppo