apsicologa.net.br
Fobias
 

Fobias são medos intensos

 

A fobia é um medo e temor intenso, repetitivo em relação a um objeto, uma situação ou uma idéia, porém não se trata de uma fonte real de perigo. Esse medo exagerado gera  forte reação de ansiedade, podendo chegar ao pânico.

 

Fobias


Em geral, o paciente fóbico reconhece que seu medo não é real, percebe como irracional, mas sente-se impulsionado ao ato fóbico e é invadido por um acesso de ansiedade com fortes manifestações físicas.


O objeto ou situação está encobrindo os reais motivos da ansiedade do indivíduo.


É comum o paciente desenvolver respostas fisiológicas diante destes pensamentos e ansiedade, desencadeando taquicardia, sudorese, tremores, falta de ar, variação da pressão e outros sintomas que fazem aumentar ainda mais seus temores, podendo ainda progredir para uma sindrome.

 

Existem inúmeros tipos de fobia, os três tipos mais básicos são: Agorafobia, Fobia Social e Fobias Específicas.

Esses medos são trabalhados em psicoterapia descobrindo e resgatando a origem da existencia de tais medos, fortalecendo o paciente para que ele deixe de conviver com a fobia.

 


 

Agorafobia Literalmente significa "medo do agora", que é o medo generalizado de lugares ou situações aonde possa ser difícil ou embaraçoso escapar ou então aonde o auxílio pode não estar disponível. Isso inclui estar fora de casa desacompanhado, no meio de multidões ou preso numa fila.

 


 

Fobia Social Quando a pessoa tem um medo acentuado e persistente de se expor em público e ficar em evidência, gerando constrangimento e ansiedade, afetando a auto-estima, a vida social, os relacionamentos amorosos, a vida profissional e podendo levar ao isolamento ou à redução dos relacionamentos.

 


 

Fobias Específicas Quando o medo acentuado e persistente é na presença (ou antecipação) de coisas como tomar injeção, voar, ver sangue, altura, baratas e outros.

 


 

Acrofobia É um medo irracional de alturas na qual a pessoa evita locais próximo de janelas, prédios de apartamentos, parapeitos, escadas, etc.

 


 

Claustrofobia Medo de locais apertados e estreitos ou de locais fechados com pouco ar, muito comum o medo de elevadores e salas com portas fechadas ou espaços sem janelas.

 


 

Zoofobia Medo de animais como gatos, cachorros, cavalos e mesmo outros pequenos animais e pássaros.

 


 

Ablutofobia Medo de lavar-se ou tomar banho. Nos faz lembrar do Cascão da Turma da Mônica.

 


 

Belonefobia Medo que o individuo gera em relação a objetos pontiagudos.

 


 

Caligenefobia Medo irracional de mulheres bonitas.

 


 

Lalofobia Medo de falar em público.

 


 

Nasofobia Medo que a pessoa tem de ficar doente.

 


 

Queimofobia Medo de chuvas e tempestades.

 


 

Tafefobia Medo de ser enterrado vivo.

 


 

Xenofobia Medo, aversão em relação aos estrangeiros,  a desconfiança em relação a pessoas estranhas que vêm de fora do seu país.

 

 

Psicóloga Clínica Nathalie Beck | CRP: 06/105672

 
Telefones: (11) 2283-1888 / (11) 98873-3510 - E-Mail: nbeckpsicologa@gmail.com

Avenida Nova Cantareira, 3500 - Tucuruvi - São Paulo / SP

 
w/beck ppo