apsicologa.net.br
Psicoterapia para Emagrecimento
 

A mente engorda o corpo

 

emagrecimento

Não há uma causa simples e única para obesidade. Existem inúmeras causas para o ganho excessivo de peso.


Encontramos diferentes abordagens e tratamentos para emagrecer, mas que não são fáceis para algumas pessoas, porque envolvem o campo das emoções, conteúdos internos que precisam ser cuidados também.


A comida é associada ao afeto desde cedo na nossa vida. Através do comer, o bebê sente o primeiro prazer e o primeiro conforto da vida; guloseimas são usadas para distrair crianças pequenas da dor de injeções e são marca registrada nas festas de aniversários, férias e várias outras ocasiões especiais.


Associamos a comida com um estado satisfatório e prazeroso. Com essa associação, logo que estamos nos sentindo mal, quando não encontramos consolo, apoio, amor, em determinadas situações, a tendência é nos voltarmos para os alimentos para satisfazer as carências psicológicas relacionando o mal com a falta de comida.


Carências emocionais e sexuais confundem-se com a fome física. Muitas vezes a comida entra como conforto e não por necessidade, para amenizar angústia, ansiedade, tristeza ou mesmo como recompensa para o cansaço e estresse.


A psicoterapia, no processo de emagrecimento, tem por finalidade auxiliar na ampliação da consciência que uma pessoa tem de si mesma, a forma de interagir com o mundo e consigo mesma. Com o tratamento das emoções, trabalhando a perseverança, auto-estima, tolerância à frustração, paciência, ansiedade, capacidade de lidar e enfrentar mudanças, auto-conhecimento, a mudança da imagem corporal, o desenvolvimento da percepção dos processos emocionais (que desencadeiam a vontade desenfreada de comer) conseguimos criar condições para um emagrecimento sem traumas, recuperando o amor-próprio e levando a uma mudança nos padrões errôneos de alimentação.


O tratamento promove um equilíbrio psicológico. A psicoterapia vai ajudar a encontrar os verdadeiros motivos pelos quais você exagera.

 

E como comer é para toda vida, o equilíbrio da emoções e da nossa alimentação é a chave do sucesso de todo processo de emagrecimento e manutenção de peso.

 

 

Psicóloga Clínica Nathalie Beck | CRP: 06/105672

 
Telefones: (11) 2283-1888 / (11) 98873-3510 - E-Mail: nbeckpsicologa@gmail.com

Avenida Nova Cantareira, 3500 - Tucuruvi - São Paulo / SP

 
w/beck ppo