apsicologa.net.br
Separação dos Pais
 

Quando os pais se separam ... como ficam as crianças?

 

A separação é um assunto complicado de ser tratado, pois surgem variados sentimentos diante da mudança que irá acontecer na rotina de todos.


Algumas separações ocorrem de forma amigável, visando o bem estar da criança e isto amortece um pouco as perdas, quando existe o diálogo e o respeito faz com que o equilíbrio se mantenha, porém em alguns casos a separação  é repleta de agressões verbais e sentimentos de hostilidade, gerando uma desarmonia e indisposição para todos os envolvidos.


Para as crianças, é preciso explicar o que está acontecendo, pois elas percebem o clima ruim, expressões e o comportamento dos adultos, mesmo não compreendendo muito, elas sabem que algo não está bem.

 

A fantasia é parte do mundo infantil e a criança usa a fantasia para se proteger nestas situações.  Podem imaginar diversas coisas que pode ser melhor ou pior que a realidade.

 

Vários  sentimentos ruins vão surgindo  e a criança  pode até se considerar culpada pela situação.
Mesmo estando no início da vida, a criança tem o direito de saber e compreender o que está acontecendo. 

 

separação dos paisO sofrimento inevitavelmente virá, porém necessário.

 

 A criança merece a sinceridade sobre a situação e o conhecimento sobre a decisão tomada pelos pais sobre a separação. A criança não deve ser exposta a agressões físicas ou verbais entre os pais, independente de quem está certo ou errado e não deve ser um escudo entre ambos.

 

É preciso conversar com a criança numa linguagem acessível  de forma que ela precisa apenas entender o que está acontecendo, esclarecendo suas dúvidas e sendo assegurada  pelos pais  que ela continuará sendo amada da mesma forma e que esta foi uma decisão dos pais.


Toda esta situação não é confortável e a criança fica sujeita a feridas emocionais pelo desgaste psicológico, porém é fundamental que ela saiba que a rotina irá mudar, mas a confiança, amor, carinho e atenção dos pais não vão se alterar.

A vida de cada um vai se adequando às mudanças.
 

 

Psicóloga Clínica Nathalie Beck | CRP: 06/105672

 
Telefones: (11) 2283-1888 / (11) 98873-3510 - E-Mail: nbeckpsicologa@gmail.com

Avenida Nova Cantareira, 3500 - Tucuruvi - São Paulo / SP

 
w/beck ppo