apsicologa.net.br
Transtorno Obssessivo Compulsivo TOC
 

Tentando corrigir os pensamentos com rituais

 

TOCO TOC é caracterizado pela presença de pensamentos obsessivos e atos compulsivos.


Os pensamentos obsessivos são idéias, imagens ou impulsos que surgem na consciência de forma estereotipada. Trata-se de  idéias violentas, obscenas ou irracionais que causam repugnância e sofrimento ao indivíduo por tê-las.


A pessoa luta exaustivamente sem sucesso tentando controlar  esses pensamentos, tendo a compreensão de que são produzidos por si próprio.


Esses pensamentos podem ser dúvidas: dificuldade em acreditar que uma atividade ou tarefa foi realizada corretamente, dúvidas para realizar ações do dia a dia; impulsos: pensamentos impulsivos contrários à vontade, para realizar ações que podem ser triviais, agressivas ou inadequadas socialmente; medo: de perder o controle e realizar algo inadequado socialmente; ruminação: cadeia de pensamentos sem fim.


Os pensamentos podem conter sujeira, contaminação, agressividade, calamidades, catástrofes, prejuízos sociais e econômicos, atentados, sobre bem estar familiar, questões profissionais, etc, tendo como conseqüências, após os pensamentos, a ansiedade, o desconforto, a repugnância
e a culpa.


O indivíduo fica tentando corrigir o pensamento incorreto criando rituais próprios, diversos, de forma a repetir
o pensamento desta vez de forma correta.

 

 

Compulsões

 

 

É um comportamento repetitivo e intencional executado
numa ordem pré-estabelecida.


Esta ação tem o objetivo de prevenir  a ocorrência de um determinado evento ou situação que pareça ameaçadora ao individuo. Ex.: lavar as mãos repetidas vezes, para controlar uma contaminação. O ato gera um alívio da ansiedade, porém, o indivíduo tem consciência que são atos irracionais e sente desconforto ao ter que realizar a tarefa.

 

 

 

 

Classificação compulsória


Limpeza / descontaminação: A pessoa tem rituais de limpeza visando estar seguro em termos de limpeza e higiene.
Verificação: Testa ou examina repetidamente determinados atos . Esses rituais são preventivos, tentando assegurar que nenhuma catástrofe irá ocorrer.


Repetir ou tocar:  A pessoa pode repetir uma ação qualquer um certo número de veze, e é repetido até que o satisfaça ou diminua a ansiedade ou desconforto. Tocar várias coisas que encontra pelo caminho.


Rituais:Repetir de forma precisa um conjunto de comportamentos. Ex.: Pisar em determinada linha antes de atravessar a rua.


Simetria e Ordem: Colocar objetos em uma ordem pré-determinada e simetrica. Ex: Passar exatamente no meio da porta.

Colecionismo: Juntar objetos, não jogar nada fora.

Lentificação: Os atos são realizados de forma muito lenta, demorando muito para realizar uma ação. Em geral, a demora pode ser em função dos rituais adotados para cada ação.

 

Quando identifica algo que desencadeia as obsessões, o indivíduo passa a evitá-los e quando não consegue esquivar-se, surgem as compulsões buscando aliviar o desconforto.

 


O tratamento Psicoterapia x Farmacoterapia

 

A medicação reduz os sintomas obsessivos, rituais, desconforto e melhora o humor, mas não a causa oriunda, tendo mais resultados com um tratamento em psicoterapia. Os remédios podem trazer efeitos colaterais que devem ser informados ao paciente.

Existe  uma freqüente associação dos sintomas obsessivos e compulsivos com outros transtornos, tais como:  anorexia nervosa,  estado de estresse pós-traumático e depressão.
Muitos transtornos são variantes do TOC ou podem estar relacionados. Desta forma,  devem ser bem avaliados  para um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz.

 

 

Psicóloga Clínica Nathalie Beck | CRP: 06/105672

 
Telefones: (11) 2283-1888 / (11) 98873-3510 - E-Mail: nbeckpsicologa@gmail.com

Avenida Nova Cantareira, 3500 - Tucuruvi - São Paulo / SP

 
w/beck ppo